Câmbio

Terça tem dados de atividade na Europa, PIB brasileiro e relatório Jolts de emprego nos EUA | Bolsas e índices


A terça-feira (5) começa com dados importantes de atividade vindos da Europa, que mostram uma leve recuperação, apesar de a economia ainda patinar por lá. Os radares dos investidores, no entanto, estão ligados no PIB do terceiro trimestre por aqui, que será divulgado às 9h, e no relatório Jolts nos Estados Unidos, que funciona como um “Caged americano” e será publicado às 12h de Brasília.

Logo cedo, a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank divulgaram o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro. O indicador de atividade reúne dados do setor industrial e também de serviços e subiu de 46,5 em outubro, para 47,6 em novembro. Também foi divulgado o PMI composto da Alemanha, que avançou de 45,9 em outubro para 47,8 em novembro.

Apesar de demonstrar uma leve melhora, o indicador pode não ser o suficiente para trazer bom humor ao mercado, já que ele segue abaixo do limiar de 50 pontos, que divide a contração (abaixo de 50) do crescimento (acima de 50) econômico.

No Reino Unido, porém, o PMI mostrou crescimento. O índice composto subiu de 48,7 em outubro para 50,7 em novembro, segundo dados finais da S&P Global e do CIPS.

Além do PMI, logo cedo também foi divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro. O índice inflacionário recuou 9,4% na comparação anual de outubro e veio levemente acima do esperado pelo mercado, que projetava uma queda de 9,6%.

Por aqui, os investidores monitoram a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no terceiro trimestre, que será divulgado pelo IBGE às 9h. Dessa vez, o indicador deve mostrar uma retração na comparação mensal, segundo expectativas do mercado.

Por fim, às 12h, o mercado repercute o relatório de trabalho Jolts, nos Estados Unidos. Os números são importantes porque podem trazer uma pista sobre o futuro dos juros.

Caso o relatório mostre que o mercado de trabalho segue forte, isso pode ser uma má notícia. Isso porque quando ele está aquecido, significa que existe demanda de mão de obra por parte das empresas. E se as empresas estão buscando trabalhadores, elas tendem a aumentar o salário nominal para atrair esses novos funcionários. O resultado disso é mais inflação, justamente o que o Fed quer conter.

Portanto, caso os números venham acima do esperado, o mercado pode voltar a projetar juros maiores por mais tempo e o rali dos títulos públicos norte-americanos (também chamados de “treasuries”) pode voltar a acontecer.

renda PIB Brasil salário — Foto: Getty Images
renda PIB Brasil salário — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo