Planalto convoca Haddad, Tebet e líderes para reunião sobre meta fiscal | Brasil e Política
O Palácio do Planalto convocou os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Planejamento, Simone Tebet, para discutir o imbróglio da meta fiscal, nesta quinta-feira.
A reunião está programada para acontecer às 11h30 na Secretaria de Relações Institucionais, comandada por Alexandre Padilha.
Também irão participar do encontro o ministro da Casa Civil, Rui Costa, os líderes e vice-líderes do governo no Parlamento, e o relator da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), deputado Danilo Forte (União-CE).
Como mostrou o Valor há alguns dias, o assunto também foi discutido em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira.
Na ocasião, Lula optou por adiar, mais uma vez, a decisão sobre apresentar ou não uma emenda alterando a meta fiscal prevista na LDO de 2024.
Na prática, esse encaminhamento deu algum fôlego ao ministro Haddad, que insiste na manutenção da meta zero.
O assunto tem colocado Haddad em rota de colisão com o titular da Casa Civil, que defende ajustar a meta para o máximo de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB).
Apesar disso, na reunião, Lula teria dado o encaminhamento para que o governo continue em compasso de espera, ou seja, sem alterar a meta.
O prazo para a apresentação das emendas à LDO se encerra na sexta-feira, dia 17. Isso significa que a disputa entre Casa Civil e Fazenda “continua aberta”, sinalizou um interlocutor.
O relator do Orçamento, deputado Danilo Forte (União-CE), já disse que não partirá dele a iniciativa de alterar a meta. Pelo contrário, que só o fará se o próprio governo sugerir esse encaminhamento.
Por conta disso, Rui Costa vem defendendo que um dos líderes do governo apresente tal emenda antes até a data-limite.
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.