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Irmãos empreendem vendendo macarrão no copo e crescem com franquias | Franquias


No ano em que o mundo virou de cabeça para baixo, em 2020, os irmãos Dalmo e Magno Santana resolveram se aventurar no mundo do empreendedorismo com o restaurante Massa no Copo, especializado em venda de macarrão no copo, como o próprio nome sugere. A primeira loja foi aberta em agosto daquele ano, em Gramado (RS). Em 2023, o negócio se tornou uma franquia, e projeta faturar R$ 2,4 milhões até agosto do próximo ano, quando o projeto completa um ano. A expectativa é chegar a seis lojas em funcionamento no período.

Magno conta que a ideia surgiu a partir de uma sobra de macarrão que foi guardada na geladeira em um pote, com o formato parecido com o de um copo. “Quando o Dalmo viu na geladeira, teve uma inspiração, um momento ‘eureka’, e disse que aquilo poderia dar negócio”, diz.

Os dois irmãos já eram apaixonados por comida italiana e têm ampla experiência em negócios e marketing. Magno, de 57 anos, conta que se animou quando Dalmo, 51, lhe apresentou a ideia. “Meu drive é de pesquisa e fui identificar as oportunidades de mercado. Tive uma boa surpresa”, conta. Assim, eles buscaram estruturar o negócio o máximo que puderam para que a ideia já nascesse com potencial de expansão como franquia.

“Combinamos o melhor de dois mundos: comida oriental e italiana. Pensamos: ‘por que a comida oriental serve massa dentro de uma caixinha e a italiana não?’ Isso proporciona conveniência e praticidade para o cliente”, diz Magno.

A inauguração da loja precisou ser postergada devido às restrições de funcionamento do comércio em 2020. Os irmãos Santana calculam terem investido R$ 350 mil para a abertura do primeiro ponto na cidade turística da Serra Gaúcha, que já nasceu com um forte apelo para o delivery, dado o contexto. Com o passar do tempo, eles conseguiram otimizar a operação. O aporte necessário para se tornar um franqueado é a partir de R$ 180 mil.

Comida italiana em caixinhas, no copo ou no pote se transformaram em um nicho crescente dentro do franchising no pós-pandemia. Só nos últimos anos, a Massa no Copo ganhou a companhia de redes como Ital’in House, Usina de Massas, Sabores do Nonno e Markt Mac’n Cheese.

Desde agosto, a Massa no Copo já abriu duas unidades, uma em Chapecó (SC) e outra em Campinas (SP). O faturamento médio de cada uma tem sido entre R$ 40 mil e R$ 70 mil por mês, de acordo com Magno. O plano é crescer mais lentamente: chegar a seis lojas no primeiro ano, 29 no segundo e 200 em até cinco anos.

O campeão de venda é o tradicional espaguete com molho bolonhesa, mas o consumidor pode escolher a massa entre cinco tipos (espaguete, tagliatelle, papardelle, penne e fusilli), além de versões artesanais, feitas na hora, na frente do cliente. Há uma variedade de nove tipos de molhos, com a possibilidade de mesclar dois deles.

Massa no Copo: cliente pode escolher composição da refeição — Foto: Divulgação
Massa no Copo: cliente pode escolher composição da refeição — Foto: Divulgação

Magno ressalta que a rede já nasceu com opções veganas, vegetarianas e sem glúten, com foco em intolerantes. No cardápio também há bruschettas, saladas e a piadina, que consiste em um “sanduíche” original da Itália. O tíquete médio é de R$ 40.

O abastecimento das unidades é feito a partir de fornecedores homologados para massas, piadinas e brusquetas. Já para hortaliças, por exemplo, a rede recomenda o consumo de produtores locais.



PEGN

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