Bolsas da Europa fecham em queda com ciclo de apertos em juros nos EUA longe do fim | Investimento no Exterior
As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira impactadas por comentários de autoridades do Federal Reserve (Fed, banco central americano) que sinalizaram que o ciclo de aperto monetário pode não ter terminado.
O índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,16% a 442,81 pontos. A bolsa de Londres caiu 0,10% a 7.410,04 e Paris caiu 0,39% a 6.986,23 pontos. Já a bolsa de Frankfurt subiu 0,11%.
Os comentários feitos ontem e hoje destoaram no tom mais dovish (propenso a aliviar a política monetária) usado pelo presidente do Fed, Jerome Powell, na semana passada, durante a coletiva que se seguiu a divulgação de política monetária. O tom mais hawkish (propenso a apertos na política monetária) fez o dólar avançar.
Ontem, Neel Kashkari, presidente da distrital do Federal Reserve de Mineápolis disse que prefere errar ao restringir demais a política monetária do que não fazer o suficiente para colocar a inflação de volta ao alvo de 2%. Hoje, em entrevista à Bloomberg TV ele voltou ao tema ao dizer que o Fed elevará mais os juros caso a inflação do país volte a acelerar antes de atingir a meta de 2% ao ano.
Já a diretora do Fed, Lisa Cook, afirmou que os possíveis impactos da alta de juros nos EUA estão entre os fatores que trazem mais riscos à estabilidade financeira no país, O o diretor Christopher Waller também adotou um tom altista ao dizer que o aumento de 4,9% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no terceiro trimestre foi muito forte, mostra uma economia ainda pujante e merece a atenção do Federal Reserve (Fed) ao tomar as suas próximas decisões de juros.
Os comentários – juntamente com a alta dos juros na Austrália pelo banco central local – reduziram o apetite por risco na Europa. Já nos EUA, as bolsas estão se mostrando mais resilientes.
No Reino Unido, vendas no varejo perdem desaceleraram em outubro para 2,5% depois de registrarem 2,7% em setembro e abaixo do crescimento médio de três meses de 3,1%.
Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.