Câmbio

Semana tem dados de inflação no Brasil e EUA, ata do Fed e encontros do FMI | Bolsas e índices


A semana começa com o radar dos investidores ligados em assuntos importantes. Além da guerra entre Israel e o Hamas poder trazer mais tensão para os próximos dias, a agenda da semana ainda tem a ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), dados inflacionários no Brasil e nos Estados Unidos e a reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI). Hoje (09), as atenções ficam por conta do Boletim Focus.

Após o último índice inflacionário divulgado por aqui ter mostrado uma alta acima do esperado, os investidores ficam com os radares ligados nas previsões do Boletim Focus, relatório do Banco Central que traz as estimativas dos economistas para os principais indicadores do país. Na semana passada, o IGP-DI mostrou uma alta de 0,45% em setembro, enquanto a mediana das projeções apontava para um avanço de 0,32%.

Enquanto o Focus traz pistas, o radar fica ligado mesmo é na divulgação do IPCA, índice oficial de inflação do país, que acontece na quarta-feira (11).

A quarta-feira (11), inclusive, conta com outras duas divulgações importantes: o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos e a ata da última reunião do Fed. Nela, o banco central norte-americano resolveu manter os juros no mesmo patamar, mas sem excluir a possibilidade de novas altas (o que, inclusive, vem penalizando a bolsa brasileira e o real).

Entenda por que o dólar voltou a disparar

Entenda por que o dólar voltou a disparar

Na quinta-feira (12), o mercado também fica atento a mais um indicador de inflação dos Estados Unidos: o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês). Ele pode trazer mais pistas sobre o futuro dos juros por lá e, claro, como isso respinga nos mercados por aqui.

Além disso, nesta semana também começam as reuniões dos encontros do Fundo Monetário Internacional (FMI). O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, inclusive, estará presente no evento. O encontro será em Marrakech, no Marrocos, e terá a participação de outros ministros e banqueiros centrais ao redor do mundo. O início dos encontros será amanhã (10).

  • A Petrobras informou que o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) negou provimento ao recurso interposto pela companhia e decidiu que seriam devidos imposto de renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) relativos aos lucros de uma de suas controladas no exterior referente aos anos de 2013 e 2014. A empresa diz que, com a decisão, tomada mediante o exercício de voto de qualidade do presidente da Primeira Turma da Câmara Superior de Recursos Fiscais, débitos fiscais que hoje totalizam cerca de R$ 6,5 bilhões tornam-se definitivos no âmbito administrativo.
  • A rede de supermercados Madrid decidiu vender as suas três unidades e a primeira loja já foi negociada com o Mambo, varejista alimentar focada na alta renda, apurou o Valor. Circulam informações no setor de que as duas lojas restantes, de porte menor, foram oferecidas aos mexicanos da Oxxo, ao Pão de Açúcar (dono do Minuto Pão de Açúcar) e ao Carrefour (que opera o Carrefour Express), e há conversas em andamento para a venda.
  • A Sabesp tem investido em novos projetos de energia, com o objetivo de chegar a 2027 com um abastecimento mais diversificado. A meta é que, em cinco anos, cerca de 45% de todo o consumo da empresa venha de autoprodução e outros 4,5% de geração distribuída por meio de usinas solares fotovoltaicas.

Contém informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

inflação taxa de juros selic — Foto: Getty Images
inflação taxa de juros selic — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo