
Empreendedor cria franquia de refeições baratas para praças de alimentação e fatura R$ 42 milhões | Franquias
Desde a adolescência, o paranaense Flávio Gagliardi, 59 anos, mostrava que sua veia empreendedora pulsava forte. Com pouca idade, comprava e revendia materiais recicláveis de fazendas da região. Anos mais tarde, abriu uma corretora de seguros até ter certeza que faria carreira na área de alimentação. Depois de investir numa franquia de pastel, criou sua própria rede. A Mr. Cheff nasceu há cerca de 22 anos em Londrina (PR) e segue crescendo. Deve fechar o ano com faturamento de R$ 42 milhões.
Gagliardi também atuou como “funcionário” em alguns momentos: ainda adolescente, trabalhou 8 meses como frentista — não porque precisasse de dinheiro, mas não queria depender dos pais — e foi inspetor de seguros e, posteriormente, gerente de área, numa instituição bancária durante 6 anos. Com o dinheiro da rescisão, realizou o antigo sonho de ter o próprio empreendimento montando uma corretora de seguros, onde atuou por mais cinco anos.
Negócios de alimentação:
“O negócio acabou porque durante um período, em paralelo à corretora, tive uma empresa no segmento de alimentação, que era a minha paixão. Isso acabou tomando todo o meu tempo”, conta. A empresa começou em 1995, quando investiu em uma franquia londrinense de pastéis, com o irmão. Dois anos depois, por divergências e por não conseguirem crescer mais, romperam com a marca e criaram a própria.
Assim nasceu a Mr. Pastel, em 1997. A loja prosperou e, embora a intenção fosse virar franquia, o plano não vingou. Inicialmente, os irmãos abriram uma única loja dentro de um shopping e, depois, mais outra. Por cerca de dez anos, a parceria entre eles deu certo, mas ambos decidiram romper a sociedade em meados de 2012.
Enquanto o irmão ficou com a marca Mr. Pastel, Gagliardi assumiu a Mr. Cheff, rede de restaurantes que opera em praças de alimentação dos shoppings e oferece preço acessível, que nasceu por volta de 2010. Atualmente, o empreendedor possui lojas espalhadas pelo Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
A maior é a do Shopping Catuaí Londrina, que possui o maior faturamento e pertence a Gagliardi. A segunda mais rentável, também dele, fica no Londrina Shopping Norte. Já a terceira e a quarta de maiores receitas são franqueadas, localizadas no Catuaí Shopping Maringá e no Prudenshopping, em Presidente Prudente, interior paulista. A 20ª loja da rede está em fase de inauguração, em Foz do Iguaçu (RS).
O cardápio não é exatamente igual em todas as unidades. A rede libera dois pratos fora do cardápio básico em cada loja. Isso ocorre devido às diferenças de costumes de cada cidade. “Tem lugares que a gente entra com um prato que é campeão de vendas no Paraná e, ali, não vende nada”, revela Flávio.
Para entrar na franquia Mr. Cheff, o investimento mínimo é de R$ 250 mil para lojas de 36 metros quadrados a 50 metros, com taxa de franquia de R$ 50 mil. A estimativa de retorno é de 18 meses. Apesar do foco em shoppings, as lojas Mr. Cheff também podem ocupar centros comerciais menores. “Quanto ao tamanho das cidades [com potencial para receber a franquia], ter acima de 70 mil habitantes é aceitável, mas ter pelo menos 100 mil habitantes é o ideal”, adianta o empreendedor. Para 2024, a expectativa é abrir mais seis lojas, pelo menos.
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