Câmbio

Dólar blue dispara e vale mais de 1.000 pesos; governo aumenta impostos sobre compra da moeda | Moedas e Juros


O dólar blue (paralelo) voltou a atingir um recorde nesta terça-feira (10) e está valendo 1.025 pesos, em meio a uma crescente incerteza política e econômica faltando menos de duas semanas para as eleições gerais. A demanda por dólares na Argentina está aumentando justamente diante da perspectiva de uma forte desvalorização do peso depois da votação do dia 22.

A cotação do dólar blue subiu 80 pesos e o spread para o dólar oficial agora chega a 192,77%, superando os níveis de julho de 2022, quando o então ministro da Economia, Martín Guzmán, renunciou.

Ao longo deste ano, o dólar blue acumula um aumento de 654 pesos, após fechar 2022 valendo 346 pesos.

Em meio ao cenário, o governo da Argentina decidiu aumentar em 100% os impostos sobre a compra do dólar oficial e os gastos no exterior, feitos com cartão de crédito ou débito. O objetivo da medida é aliviar a pressão sobre o dólar paralelo, cuja cotação vem batendo recordes às vésperas da eleição do dia 22.

A nova medida é anunciada num momento de alta tensão cambial, com o Banco Central com cada vez menos divisas e uma aceleração na compra de passagens ao exterior. Os argentinos temem que haja uma forte desvalorização do peso depois das eleições gerais.

A decisão prevê a unificação dos impostos ao encarecer, a partir desta terça-feira (10) os dólares Qatar, solidário, cartão e poupança.

As novas taxas de câmbio para a compra de dólares e gastos no exterior tornam o acesso à moeda estrangeira mais caro. Agora, os dólares Qatar, solidário, poupança e cartão passam a valer 731 pesos.

De acordo com a resolução, os argentinos que comprarem dólares ou tiverem gastos no exterior usando cartão terão de pagar o valor adicional de imposto igual a 100% do valor original gasto.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

Dólar sobe — Foto: GettyImages
Dólar sobe — Foto: GettyImages



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo